quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Fiat Strada ganha três portas

A grande novidade da linha 2014 da Fiat Strada é uma porta. Pode parecer pouco, mas trata-se de uma exclusividade no segmento. Isso porque a picape pequena mais vendida do país adotou uma terceira porta do tipo suicida ao lado direito de suas versões de cabine dupla. A novidade parte de R$ 42,3 mil na Working de entrada, podendo chegar aos R$ 54,3 mil na topo de linha Adventure.

Desenvolvida pelo centro de design e engenharia da Fiat em Betim (MG), a terceira porta nasceu para melhorar o acesso ao espaço traseiro da picape. De acordo com a marca, a versão antiga de duas portas oferecia apenas 0,5 metro quadrado de acesso ao espaço traseiro, número que dobrou para 1 metro quadrado com a nova porta. A maçaneta só pode ser acessada com a porta dianteira aberta, já que permanece escondida na parte interna da porta.
Essa é a grande novidade, já que o modelo passou por uma leve reestilização e adotou poucos equipamentos novos, dente eles a abertura elétrica da tampa de combustível. Todas as versões passam a ter airbag duplo e freios ABS de série, o que se tornará obrigatório a partir do próximo ano. Os motores também são os mesmos: 1.4 de 86 cv e 12,5 kgfm de torque cv na Working, 1.6 de 117 cv e 16,8 kgfm na Trekking e 1.8 de 132 cv e 18,9 kgfm na Adventure (etanol).

Todas as versões oferecem câmbio manual de cinco marchas, com a possibilidade do automatizado Dualogic Plus na versão mais cara, que também oferece o diferencial blocante Locker. Outra diferença está no aumento de volume da caçamba, agora 8 cm mais alta. Isso significa que a cabine dupla passa a oferecer 120 litros a mais que a versão antiga, enquanto a cabine estendida cresceu em 110 litros e a simples em 100 litros. O espaço total de cargas agora é de 680 l, 910 l e 1.220 l, respectivamente.

Por fim, a picape ganhou pequenas modificações visuais, com destaque para um novo para-choque exclusivo para a Working, as lanternas horizontais que não invadem mais a tampa da caçamba e a estreia do teto-solar elétrico, este último disponível apenas a partir de janeiro. Por dentro há novo volante e uma nova central multimídia, que será oferecida apenas como acessório.